SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Creation of Digital Educational Technologies by School Subjects: A Process of EmancipationAwakening to Languages: What is the Potential of the Multilingual Kamishibai in Non-formal Learning Contexts? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SARSUR-CAMARA, Érica. Eveil aux Langues e Intercompreensão para Alunos Brasileiros: Uma Ação em Favor da Abertura à Diversidade Linguística e Cultural. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.22-48.  Epub Mar 21, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23917.

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.

Keywords : despertar para as línguas; intercompreensão; atitudes; contexto escolar; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )