SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Creación de Tecnologías Educativas Digitales por los Sujetos Escolares: Un Proceso de EmancipaciónEl Despertar a las Lenguas: ¿Cuál es el Potencial del Kamishibai Plurilingüe en Contextos de Aprendizaje No Formal? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SARSUR-CAMARA, Érica. Eveil aux Langues e Intercompreensão para Alunos Brasileiros: Uma Ação em Favor da Abertura à Diversidade Linguística e Cultural. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.22-48.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23917.

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.

Palabras clave : despertar para as línguas; intercompreensão; atitudes; contexto escolar; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )