SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Eveil aux Langues and Intercomprehension for Brazilian Students: Contributing to the Awakening and Strengthening of Students' Positive Attitudes Towards Linguistic and Cultural DiversitySpatial Structuring of 3D Shapes: Constructions Supported by Spatial Reasoning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SILVA, Maria João; MARTINS, Filomena  and  FANECA, Rosa Maria. Sensibilização à Diversidade Linguística: Que Potencialidades do Kamishibai Plurilingue em Contextos de Aprendizagem Não Formal?. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.49-72.  Epub Mar 21, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24109.

O kamishibai plurilingue, recurso didático ao serviço de uma educação em línguas, pode contribuir para o desenvolvimento de competências em diferentes domínios. Pretende-se, assim, com este artigo, dar conta de um estudo que visa compreender as potencialidades do kamishibai plurilingue no desenvolvimento de competências, em contexto educativo não formal. Para tal, foi implementada uma oficina junto de crianças a frequentar o 2.º ano de escolaridade. O estudo enquadra-se numa abordagem metodológica de estudo de caso, tendo sido analisados os kamishibais produzidos assim como as entrevistas em focus group às 42 crianças participantes no estudo. Os resultados revelam que as atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai plurilingue, potenciam o desenvolvimento de competências no domínio das línguas de herança, línguas de escolarização e de outras línguas do interesse das crianças; de saberes de diferentes áreas do conhecimento; e de atitudes positivas face às línguas e à alteridade.

Keywords : sensibilização à diversidade linguística; kamishibai plurilingue; desenvolvimento de competências; educação não formal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )