SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Awakening to Languages: What is the Potential of the Multilingual Kamishibai in Non-formal Learning Contexts?Contributions of Role-play in Environmental Education to Integral Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

CONCEICAO, Joana  and  RODRIGUES, Margarida. Estruturação Espacial de Figuras 3D: Construções Apoiadas pelo Raciocínio Espacial. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.73-99.  Epub Mar 21, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25696.

Este artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão acerca das estratégias usadas por alunos do 1.º ano de escolaridade para reproduzir figuras 3D, do ponto de vista da estruturação espacial e dos processos de raciocínio espacial envolvidos. Os dados foram recolhidos durante uma experiência de ensino, onde os alunos tinham de reproduzir duas figuras 3D, usando cubos, primeiro a partir de um modelo 3D e depois a partir de uma representação 2D de um modelo 3D. As estratégias utilizadas pelos alunos indicam diferentes níveis de estruturação local ou estruturação global e, algumas vezes, a progressão para níveis de estruturação mais elevados, a partir do estabelecimento de relações mais complexas entre componentes e compostos, que, por sua vez, surgem durante a manipulação dos materiais. Estas relações também parecem ser apoiadas por processos de raciocínio espacial.

Keywords : estruturação espacial 3D; raciocínio espacial; coordenação; integração; primeiros anos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )