SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1El Despertar a las Lenguas: ¿Cuál es el Potencial del Kamishibai Plurilingüe en Contextos de Aprendizaje No Formal?Contribuciones del Role-Play en Educación Ambiental para la Formación Integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

CONCEICAO, Joana  y  RODRIGUES, Margarida. Estruturação Espacial de Figuras 3D: Construções Apoiadas pelo Raciocínio Espacial. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.73-99.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25696.

Este artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão acerca das estratégias usadas por alunos do 1.º ano de escolaridade para reproduzir figuras 3D, do ponto de vista da estruturação espacial e dos processos de raciocínio espacial envolvidos. Os dados foram recolhidos durante uma experiência de ensino, onde os alunos tinham de reproduzir duas figuras 3D, usando cubos, primeiro a partir de um modelo 3D e depois a partir de uma representação 2D de um modelo 3D. As estratégias utilizadas pelos alunos indicam diferentes níveis de estruturação local ou estruturação global e, algumas vezes, a progressão para níveis de estruturação mais elevados, a partir do estabelecimento de relações mais complexas entre componentes e compostos, que, por sua vez, surgem durante a manipulação dos materiais. Estas relações também parecem ser apoiadas por processos de raciocínio espacial.

Palabras clave : estruturação espacial 3D; raciocínio espacial; coordenação; integração; primeiros anos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )