SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Sensibilização à Diversidade Linguística: Que Potencialidades do Kamishibai Plurilingue em Contextos de Aprendizagem Não Formal?Contribuições do Role-Play na Educação Ambiental para a Formação Integral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

CONCEICAO, Joana  e  RODRIGUES, Margarida. Estruturação Espacial de Figuras 3D: Construções Apoiadas pelo Raciocínio Espacial. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.73-99.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25696.

Este artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão acerca das estratégias usadas por alunos do 1.º ano de escolaridade para reproduzir figuras 3D, do ponto de vista da estruturação espacial e dos processos de raciocínio espacial envolvidos. Os dados foram recolhidos durante uma experiência de ensino, onde os alunos tinham de reproduzir duas figuras 3D, usando cubos, primeiro a partir de um modelo 3D e depois a partir de uma representação 2D de um modelo 3D. As estratégias utilizadas pelos alunos indicam diferentes níveis de estruturação local ou estruturação global e, algumas vezes, a progressão para níveis de estruturação mais elevados, a partir do estabelecimento de relações mais complexas entre componentes e compostos, que, por sua vez, surgem durante a manipulação dos materiais. Estas relações também parecem ser apoiadas por processos de raciocínio espacial.

Palavras-chave : estruturação espacial 3D; raciocínio espacial; coordenação; integração; primeiros anos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )