SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Contribuições do Role-Play na Educação Ambiental para a Formação Integral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

LOPES, Paulo Carlos; CARAMELO, João Carlos  e  CORREIA, Luís Grosso. Educação Escolar na Região Leste Angolana: Perceções de Professores(as) e Alunos(as) do Ensino Secundário Sobre o Processo da Implementação de Educação Escolar. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.127-149.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26119.

Em 2002, Angola iniciou a expansão da sua rede escolar em comunidades reabertas depois da guerra civil. Este estudo procura compreender como o Estado angolano tem implementado aquele processo, a partir da perceção das pessoas que lecionam e estudam no 1º. e 2º. ciclos do ensino secundário na região leste. Realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de 408 alunos(as) da 9ª., 12ª. e 13ª. classes, e 127 professores(as) que lecionam em 11 escolas. Os resultados permitem destacar: motivos da procura educativa pela população da região; conceções acerca do que é a educação escolar, seu papel e finalidades; expectativas e transformações reconhecidas pelos participantes que decorrem do efeito da educação escolar nas suas vidas; apreciação das políticas do Estado na promoção da educação escolar pública à luz das razões que levam os inquiridos perspetivar, de modo mais ou menos otimista, a intervenção oficial na promoção da escolarização. Do trabalho realizado concluiu-se que as populações deste estudo aderem à educação escolar pelo que ela representa como hipótese de melhoria nas suas vidas, e que o papel do Estado na implementação e desenvolvimento da educação não é assunto encerrado, havendo necessidade de melhorar a rede de ensino, das instalações, e de aumentar a quantidade e qualidade dos docentes.

Palavras-chave : educação escolar; região leste angolana; perceção de professores e alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )