SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2International perspectives on comparative analysis: policy and practices in adult educationToward a Convergence or Divergence of Adult Learning and Education Policies? Recognition of Prior Learning in Germany and India author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SCHMIDT-LAUFF, Sabine; BERENDI, Carmel  and  BREčIć-LOčIčNIK, Meta. Participação e Aprendizagem pelo Prisma de Estudos Comparativos Transnacionais: Vertentes do Género e Restrições Temporais. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.9-36.  Epub Sep 06, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25637.

A participação na aprendizagem de adultos é moldada por “temporalidades heterogéneas, complementares, antagónicas e contraditórias” (Alhadeff-Jones, 2017, p. 3). O tempo é um fator essencial, sociocultural, e a aprendizagem precisa de tempo e leva tempo (cf. Schmidt-Lauff, 2019). “Demasiado ocupado no trabalho” e “responsabilidades com os filhos ou família” (OECD, 2017) são as principais razões para a não-participação na educação de adultos. O tempo é um elemento importante nas desigualdades de género a nível internacional (European Institute for Gender Equality, 2020a, 2020c). Este artigo faz uma análise comparativa de como o tempo, o género e a aprendizagem estão interligados na educação de adultos na Eslovénia e na Hungria. A análise inclui uma comparação inicial de dados quantitativos e políticas relacionadas com o tempo. No entanto, para fazer jus ao caráter complexo do tempo, uma abordagem triangular, utilizando dados qualitativos recolhidos em entrevistas com (não-)participantes em atividades de educação de adultos, vai mais longe que a descrição estatística. O estudo pretende uma melhor compreensão da experiência subjetiva de temporalidades, enquanto aprendizagem (considerando o stress e a maturação, etc.). Este artigo procura chamar a atenção para a sensibilidade temporal, por exemplo, na luta contra restrições temporais quando se cuida de filhos e se é um empresário bem-sucedido ao mesmo tempo.

Keywords : género; tempo; temporalidades; participação; aprendizagem de adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )