SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Participation and Learning Through the Lens of Transnational Comparative Studies: Gender Facets and Temporal ConstraintsNetwork Governance in Adult Education: An International Comparison of Network-Focussed Political Strategies for the Provision of Adult Education in Italy, Nigeria and Germany author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MIKULEC, Borut et al. Convergência ou Divergência das Políticas de Aprendizagem e Educação de Adultos? O Reconhecimento de Aprendizagens Experienciais na Alemanha e na Índia. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.37-60.  Epub Sep 06, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25505.

Neste artigo, inspiramo-nos na perspetiva teórica do novo institucionalismo, particularmente na da cultura mundial e da constituição política mundial, discutindo a influência das políticas de três organizações internacionais governamentais (OI) escolhidas relativamente ao reconhecimento de aprendizagens experienciais (RAE) nas políticas de aprendizagem e educação de adultos (AEA), das quais o RAE faz parte, num país em desenvolvimento do hemisfério sul (Índia) e num país desenvolvido do hemisfério norte (Alemanha). Com base na análise comparativa dos casos de dois países, mostramos que existem provas de uma convergência mundial das políticas de AEA enquanto as OI têm um papel fundamental na formação e divulgação de políticas de RAE europeias e/ou globais que se baseiam-se em standards semelhantes. No entanto, também é evidente que isto não indica uma implementação e adoção generalizada de políticas, principalmente em contextos locais.

Keywords : aprendizagem e educação de adultos; Alemanha; Índia; organizações internacionais governamentais; reconhecimento de aprendizagens experienciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )