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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MIKULEC, Borut et al. Convergência ou Divergência das Políticas de Aprendizagem e Educação de Adultos? O Reconhecimento de Aprendizagens Experienciais na Alemanha e na Índia. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.37-60.  Epub 06-Set-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25505.

Neste artigo, inspiramo-nos na perspetiva teórica do novo institucionalismo, particularmente na da cultura mundial e da constituição política mundial, discutindo a influência das políticas de três organizações internacionais governamentais (OI) escolhidas relativamente ao reconhecimento de aprendizagens experienciais (RAE) nas políticas de aprendizagem e educação de adultos (AEA), das quais o RAE faz parte, num país em desenvolvimento do hemisfério sul (Índia) e num país desenvolvido do hemisfério norte (Alemanha). Com base na análise comparativa dos casos de dois países, mostramos que existem provas de uma convergência mundial das políticas de AEA enquanto as OI têm um papel fundamental na formação e divulgação de políticas de RAE europeias e/ou globais que se baseiam-se em standards semelhantes. No entanto, também é evidente que isto não indica uma implementação e adoção generalizada de políticas, principalmente em contextos locais.

Palavras-chave : aprendizagem e educação de adultos; Alemanha; Índia; organizações internacionais governamentais; reconhecimento de aprendizagens experienciais.

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