SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Toward a Convergence or Divergence of Adult Learning and Education Policies? Recognition of Prior Learning in Germany and IndiaThe Dimension of Policies to Foster Employability in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SCHWARZ, Jörg et al. Governação em Rede na Educação de Adultos: Uma Comparação Internacional de Estratégias Políticas Centradas nas Redes de Oferta de Educação de Adultos na Itália, Nigéria e Alemanha. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.61-84.  Epub Sep 06, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25542.

A governação em rede pretende criar sinergias entre as competências e os recursos de diferentes atores institucionais para lidar com problemas complexos e interligados. As redes interorganizacionais são capazes de coordenar diferentes produtos e serviços dos seus membros, regulando o reconhecimento mútuo de qualificações, e racionalizando o trabalho através da partilha de pessoas e infraestrutura. Assim, a governação em rede é um tipo de política que tem como ponto de partida a diversidade da educação de adultos e a aproveita para gerar ofertas mais eficientes. A nossa reflexão crítica procura discutir o papel que a governação em rede tem na institucionalização da educação de adultos. Para tal, analisamos documentos políticos (leis, documentos de políticas, programas de financiamento, recomendações para ação, e documentos de estratégias) e comparamos três casos (Itália, Nigéria e Alemanha), com enfoque nas metas das redes, nos atores e interessados envolvidos, e nas formas de colaboração realizadas. Os nossos resultados mostram o quanto a governação em rede está intimamente ligada às culturas e objetivos políticos globais.

Keywords : redes interorganizacionais; educação de adultos; governança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )