SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Network Governance in Adult Education: An International Comparison of Network-Focussed Political Strategies for the Provision of Adult Education in Italy, Nigeria and GermanyHigher Education Employability Programmes and Experiences: A Comparative Analysis of Italy, Nigeria and Palestine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

BOFFO, Vanna; GAMBERI, Letizia; ODUSANYA, Anike  and  AKKEILA, Reem. A Dimensão da Empregabilidade nas Políticas para o Ensino Superior. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.85-106.  Epub Sep 06, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25573.

A empregabilidade de licenciados é um desafio importante para as universidades apoiarem a transição para o mercado laboral, principalmente em países com taxas elevadas de desemprego entre os jovens. O conceito de empregabilidade e as suas principais definições constituem o enquadramento deste artigo, segundo o qual se analisa a sua influência nas políticas e práticas do ensino superior. No contexto das economias do conhecimento e da procura de trabalhadores altamente qualificados, a empregabilidade surge como um processo educacional que apoia a transição da universidade para o trabalho. A este respeito, este texto aborda estudos sobre educação de adultos, o impacto do conceito nos percursos de carreira e capacidades de desenvolvimento de um plano de vida.

Tendo por base este enquadramento, o artigo inclui uma análise comparativa de políticas de empregabilidade que influenciam as estratégias do ensino superior em Itália, na Nigéria e na Palestina.

Keywords : empregabilidade; ensino superior; políticas; análise comparada.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )