SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Teaching Natural Sciences for Inclusion: A Bibliometric Analysis of Specialized Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz. Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.7-11.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28391.

As políticas de Educação especial e Educação inclusiva há tempos são discutidas em congressos, colóquios e periódicos em vários países. No entanto, ao considerar a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, ainda existem barreiras que impedem que esta ação se efetive de forma plena. A inclusão da pessoa com deficiência é, preferencialmente, realizada nas escolas de ensino regular, espaço onde o aluno apropria-se do conhecimento visando possibilitar-lhe uma vida social mais autônoma. Uma das formas desse acesso é por meio do uso de tecnologias como instrumento de mediação pedagógica para amparar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente do estudante com deficiência. Este número especial, composto por nove artigos, apresenta um conjunto de pesquisas sobre desafios para a disseminação e a efetivação de políticas públicas, a formação continuada de professores para atuação numa perspectiva inclusiva, contribuições da utilização de recursos tecnológicos educacionais como possibilidade de inovação pedagógica, entre outros. Tais pesquisas aguçam reflexões sobre os cenários de pesquisas em Educação especial e Inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência.

Keywords : educação especial; educação inclusiva; tecnologias; deficiência; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )