SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Ensino das Ciências Naturais para a Inclusão: Uma Análise Bibliométrica da Literatura EspecializadaPor uma Ciência do Humano: A Linguagem de Computação em uma Perspectiva Inclusiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

TAKINAGA, Sofia Seixas  e  MANRIQUE, Ana Lúcia. O Uso da Tecnologia e suas Contribuições para a Formação Integral do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Matemática. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.33-46.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27503.

Este artigo tem como objetivo explicitar contribuições favoráveis à formação integral de alunos com Transtorno do Espectro Autista e de alunos com Deficiência Intelectual, por meio de investigações que tenham como objeto de estudo processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com uso de recursos tecnológicos educacionais. Como fundamento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foram analisados trabalhos acadêmicos que articulam: Tecnologia, Educação Especial e Matemática. Pode-se explicitar contribuições significativas que se enquadram em diferentes dimensões: emocional, social e cognitiva. E, como conclusão, apesar de se tratar de grupos de alunos distintos e com particularidades muitas vezes consideradas como ímpares, identificou-se resultados similares em relação às mesmas estratégias aplicadas, o que leva a concluir que a flexibilização oferecida pelo uso da tecnologia contribui para a construção de uma prática não homogeneizada que possa atender as singularidades de todos os alunos, possibilitando que aprendam em um mesmo ambiente.

Palavras-chave : educação especial; matemática; tecnologia; autismo; deficiência intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )