SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The Use of Technology and its Contributions to the Comprehensive Training of Students with Autistic Spectrum Disorder and Students with Intellectual Disabilities in Mathematics ClassesAn Assistive Computer Technology Implementation Program for Students with Cerebral Palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de  and  PLETSCH, Márcia Denise. Por uma Ciência do Humano: A Linguagem de Computação em uma Perspectiva Inclusiva. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.47-65.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27545.

Ao refletir sobre a tecnologia como possibilidade de inovação pedagógica e estratégia para a acessibilidade curricular, consideramos as singularidades dos sujeitos e a pluralidade presente em sala de aula. Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que analisou os processos de interação/colaboração entre crianças com e sem deficiência e delas com a linguagem de computação em uma perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na abordagem histórico-cultural. Para a construção das cenas/dos episódios analíticos, utilizamos como procedimento de registro de dados a observação participante, relatórios de acompanhamento das atividades e suas filmagens. Os resultados evidenciam, entre outros aspectos, a potência da linguagem de computação na constituição de signos por meio das possibilidades de interação com os sujeitos e deles com seus pares e que as vivências, construídas no processo de colaboração entre os participantes da pesquisa, atuaram como fonte de aprendizagem e desenvolvimento para todos.

Keywords : educação especial; inclusão educacional; tecnologia; linguagem de computação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )