SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3For a Science of the Human: Computer Language in an Inclusive PerspectiveAnalysis of the Resources Requested for Specialized and/or Specific Service in the National High School Exam: Historical Series (2016-2020) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

LOURENCO, Gerusa Ferreira  and  MENDES, Enicéia. Um Programa de Implementação de Tecnologia Assistiva Computacional para Estudantes com Paralisia Cerebral. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.66-85.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27543.

Os dispositivos de tecnologia assistiva podem ajudar os alunos com paralisia cerebral a realizar tarefas cotidianas na escola de forma mais eficiente e independente. No entanto, a implementação de um sistema deste tipo é um processo complexo e um elemento essencial para o sucesso da sua aplicação é o envolvimento de uma equipe de profissionais qualificados e experientes. O objetivo deste estudo foi implementar e avaliar os efeitos de um programa de treinamento em serviço em tecnologia assistiva para profissionais da escola, desenvolvido para facilitar o processo de aprendizagem de alunos com paralisia cerebral em uma escola especial de uma cidade do interior do estado de São Paulo (Brasil)-usando uma abordagem de pesquisa colaborativa. Os dados foram coletados a partir de questionários abertos, grupos focais, gravações em vídeo e diários de campo. Os resultados indicaram que tal programa colaborativo pode efetivamente permitir que professores, funcionários da escola e alunos usem esses tipos de dispositivos de tecnologia assistiva e, além disso, que a natureza colaborativa do projeto foi de suma importância.

Keywords : educação especial; tecnologia assistiva; formação de profissionais da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )