SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a Diferenciação Curricular: Contribuições para a Efetivação da Inclusão EscolarExperiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

HOFFMANN, Luiza Ojeda; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira  e  GELLER, Marlise. Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.116-140.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27377.

A Matemática, como espaço para a inclusão social, promove a autonomia em situações do cotidiano com saberes que demandam a compreensão do conceito de número e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão). Esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais para um estudante cego congênito. Com uma abordagem qualitativa, descreve-se intervenções pedagógicas ao longo de 3 semestres, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passa a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Como o estudante é cego, a representação de seus esquemas mentais é feita oralmente e/ou com material tátil. Infere-se que uma sequência didática pode contribuir com o processo de desenvolvimento de noções matemáticas, respeitando o ritmo de aprendizagem do estudante.

Palavras-chave : campos conceituais aditivo e multiplicativo; inclusão cognitiva; matemática social; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )