SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Cognitive Inclusion in the Additive and Multiplicative Concept Fields of a Blind StudentAspects of Continuing Education of Teachers Working in the Education of Persons with Intellectual Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MOURA, Tiago Fernando Alves de  and  CAMARGO, Eder Pires de. Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.141-165.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27551.

Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado.

Keywords : autismo; ciências; multissensorial; sequência de ensino investigativa; força e movimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )