SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante CegoAspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MOURA, Tiago Fernando Alves de  e  CAMARGO, Eder Pires de. Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.141-165.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27551.

Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado.

Palavras-chave : autismo; ciências; multissensorial; sequência de ensino investigativa; força e movimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )