Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
MAMCASZ-VIGINHESKI, Lucia Virginia; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz e SHIMAZAKI, Elsa Midori. Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.166-185. Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.27550.
Analisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná - região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos.
Palavras-chave : formação docente; matemática; deficiência intelectual; soroban; números e operações.