SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Aspects of Continuing Education of Teachers Working in the Education of Persons with Intellectual DisabilitiesResponsible Research and Innovation and Digital Storytelling: Promoting Reflections on Gender Equality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

KOšMERL, Tadej; MIROSHNIKOV, Maxim; ADERIBIGBE, Abayomi Simeon  and  GUIMARAES, Paula. Os Relatórios Globais sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos da UNESCO: Elementos Conceptuais e Prioridades Políticas na Nigéria, Rússia e Eslovénia. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.186-205.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25583.

Desde 2009, a UNESCO publicou diversos relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE - Global Report on Adult Learning and Education), baseados em dados contidos em inquéritos realizados nos países membros e contendo análise de políticas e de práticas consideradas relevantes. Estes relatórios centram-se em cinco áreas, adotadas no Marco de Ação de Belém (política, governança, financiamento, participação e qualidade), construindo a aprendizagem e educação de adultos como um objeto de política ao nível global e reforçando o papel da UNESCO na conceptualização e na definição de prioridades políticas para o setor em questão. Recorrendo ao quadro de análise de políticas de educação de adultos de Lima e Guimarães (2011), este artigo debate os elementos conceptuais e as prioridades políticas dos quatro relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE) e os últimos relatórios nacionais da Nigéria, Rússia e Eslovénia. As principais conclusões prendem-se com a discrepância entre elementos conceptuais e prioridades políticas aos níveis global e nacionais, estando os relatórios globais mais próximos da abordagem democrática e emancipatória e os relatórios nacionais da abordagem de modernização e controlo estatal.

Keywords : aprendizagem e educação de adultos; elementos conceptuais; prioridades políticas; GRALE; UNESCO.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )