SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Aspectos de la Formación Continua del Docente que Trabaja en la Educación de Personas con Discapacidad IntelectualInvestigación e Innovación Responsables y Narrativas Digitales: Promoviendo Reflexiones Sobre la Igualdad de Género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

KOšMERL, Tadej; MIROSHNIKOV, Maxim; ADERIBIGBE, Abayomi Simeon  y  GUIMARAES, Paula. Os Relatórios Globais sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos da UNESCO: Elementos Conceptuais e Prioridades Políticas na Nigéria, Rússia e Eslovénia. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.186-205.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25583.

Desde 2009, a UNESCO publicou diversos relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE - Global Report on Adult Learning and Education), baseados em dados contidos em inquéritos realizados nos países membros e contendo análise de políticas e de práticas consideradas relevantes. Estes relatórios centram-se em cinco áreas, adotadas no Marco de Ação de Belém (política, governança, financiamento, participação e qualidade), construindo a aprendizagem e educação de adultos como um objeto de política ao nível global e reforçando o papel da UNESCO na conceptualização e na definição de prioridades políticas para o setor em questão. Recorrendo ao quadro de análise de políticas de educação de adultos de Lima e Guimarães (2011), este artigo debate os elementos conceptuais e as prioridades políticas dos quatro relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE) e os últimos relatórios nacionais da Nigéria, Rússia e Eslovénia. As principais conclusões prendem-se com a discrepância entre elementos conceptuais e prioridades políticas aos níveis global e nacionais, estando os relatórios globais mais próximos da abordagem democrática e emancipatória e os relatórios nacionais da abordagem de modernização e controlo estatal.

Palabras clave : aprendizagem e educação de adultos; elementos conceptuais; prioridades políticas; GRALE; UNESCO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )