SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência IntelectualPesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

KOšMERL, Tadej; MIROSHNIKOV, Maxim; ADERIBIGBE, Abayomi Simeon  e  GUIMARAES, Paula. Os Relatórios Globais sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos da UNESCO: Elementos Conceptuais e Prioridades Políticas na Nigéria, Rússia e Eslovénia. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.186-205.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25583.

Desde 2009, a UNESCO publicou diversos relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE - Global Report on Adult Learning and Education), baseados em dados contidos em inquéritos realizados nos países membros e contendo análise de políticas e de práticas consideradas relevantes. Estes relatórios centram-se em cinco áreas, adotadas no Marco de Ação de Belém (política, governança, financiamento, participação e qualidade), construindo a aprendizagem e educação de adultos como um objeto de política ao nível global e reforçando o papel da UNESCO na conceptualização e na definição de prioridades políticas para o setor em questão. Recorrendo ao quadro de análise de políticas de educação de adultos de Lima e Guimarães (2011), este artigo debate os elementos conceptuais e as prioridades políticas dos quatro relatórios globais sobre a aprendizagem e educação de adultos (GRALE) e os últimos relatórios nacionais da Nigéria, Rússia e Eslovénia. As principais conclusões prendem-se com a discrepância entre elementos conceptuais e prioridades políticas aos níveis global e nacionais, estando os relatórios globais mais próximos da abordagem democrática e emancipatória e os relatórios nacionais da abordagem de modernização e controlo estatal.

Palavras-chave : aprendizagem e educação de adultos; elementos conceptuais; prioridades políticas; GRALE; UNESCO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )