Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Sisyphus - Journal of Education
Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640
Abstract
FORTUNATO, Marta; MOREIRA, António and SIMOES, Ana Raquel. “Todos ao Convés”: O Modelo Octalysis na Aprendizagem de Inglês no 1º CEB. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.225-243. Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.26985.
Apoiado no modelo Octalysis (2016) na conceção das atividades, este artigo analisa como as atividades de leitura e escrita podem ser conducentes a fomentar as aprendizagens da leitura e escrita em inglês língua estrangeira por alunos do 3º ano em contexto de aprendizagem colaborativa baseada em projetos na resolução de problemas.
Foi realizado um estudo de caso numa escola privada portuguesa. As sessões, presenciais e on-line, foram organizadas de acordo com as respostas dos alunos a um questionário, para identificar preferências na aprendizagem. Os dados qualitativos, recolhidos em gravações audiovisuais das sessões, trabalhos dos alunos, heteroavaliações e testes Cloze tornaram-se a base deste trabalho. Os resultados revelaram que os alunos estavam motivados e empenhados nas atividades de leitura e escrita, tendo melhorado as suas capacidades de leitura e escrita e promovido o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.
Keywords : ensino de inglês no 1º CEB; modelo Octalysis; leitura e escrita em inglês língua estrangeira; resolução colaborativa de problemas; estudo de caso.