SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Investigación e Innovación Responsables y Narrativas Digitales: Promoviendo Reflexiones Sobre la Igualdad de GéneroInteligencias Múltiples en el Contexto de Aprendizaje del Inglés: Desafíos en la Planificación de las Clases índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

FORTUNATO, Marta; MOREIRA, António  y  SIMOES, Ana Raquel. “Todos ao Convés”: O Modelo Octalysis na Aprendizagem de Inglês no 1º CEB. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.225-243.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26985.

Apoiado no modelo Octalysis (2016) na conceção das atividades, este artigo analisa como as atividades de leitura e escrita podem ser conducentes a fomentar as aprendizagens da leitura e escrita em inglês língua estrangeira por alunos do 3º ano em contexto de aprendizagem colaborativa baseada em projetos na resolução de problemas.

Foi realizado um estudo de caso numa escola privada portuguesa. As sessões, presenciais e on-line, foram organizadas de acordo com as respostas dos alunos a um questionário, para identificar preferências na aprendizagem. Os dados qualitativos, recolhidos em gravações audiovisuais das sessões, trabalhos dos alunos, heteroavaliações e testes Cloze tornaram-se a base deste trabalho. Os resultados revelaram que os alunos estavam motivados e empenhados nas atividades de leitura e escrita, tendo melhorado as suas capacidades de leitura e escrita e promovido o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

Palabras clave : ensino de inglês no 1º CEB; modelo Octalysis; leitura e escrita em inglês língua estrangeira; resolução colaborativa de problemas; estudo de caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )