SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de GêneroAs Múltiplas Inteligências no Contexto de Aprendizagem de Língua Inglesa: Desafios no Planejamento de Aula índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

FORTUNATO, Marta; MOREIRA, António  e  SIMOES, Ana Raquel. “Todos ao Convés”: O Modelo Octalysis na Aprendizagem de Inglês no 1º CEB. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.225-243.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26985.

Apoiado no modelo Octalysis (2016) na conceção das atividades, este artigo analisa como as atividades de leitura e escrita podem ser conducentes a fomentar as aprendizagens da leitura e escrita em inglês língua estrangeira por alunos do 3º ano em contexto de aprendizagem colaborativa baseada em projetos na resolução de problemas.

Foi realizado um estudo de caso numa escola privada portuguesa. As sessões, presenciais e on-line, foram organizadas de acordo com as respostas dos alunos a um questionário, para identificar preferências na aprendizagem. Os dados qualitativos, recolhidos em gravações audiovisuais das sessões, trabalhos dos alunos, heteroavaliações e testes Cloze tornaram-se a base deste trabalho. Os resultados revelaram que os alunos estavam motivados e empenhados nas atividades de leitura e escrita, tendo melhorado as suas capacidades de leitura e escrita e promovido o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

Palavras-chave : ensino de inglês no 1º CEB; modelo Octalysis; leitura e escrita em inglês língua estrangeira; resolução colaborativa de problemas; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )