SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3“Todos ao Convés”: O Modelo Octalysis na Aprendizagem de Inglês no 1º CEBLínguas (I)Legítimas ou “O que falar quer dizer”: Que Espaço(s) para a Colaboração Didática entre Ensino de Língua de Herança e Ensino Regular na Suíça? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

FREITAS, Amanda Cristina de. As Múltiplas Inteligências no Contexto de Aprendizagem de Língua Inglesa: Desafios no Planejamento de Aula. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.244-264.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26961.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da nossa pesquisa sobre os desafios do planejamento de aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental através da análise de atividades didáticas propostas para uma turma de 2º ano do Fundamental I de uma escola privada. Trata-se de uma pesquisa documental descritiva com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) que buscou investigar se as atividades didáticas contemplam aspectos relacionados à teoria das Múltiplas Inteligências (linguística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) proposta por Howard Gardner, em 1983 (Gardner, 1994). A partir da análise inicial dos planos de aula, os resultados mostram a predominância de atividades que focam exclusivamente nas inteligências lógico-matemática e linguística.

Palavras-chave : múltiplas inteligências; planejamento; professor; aluno; ensino de língua inglesa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )