Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Sisyphus - Journal of Education
Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640
Abstract
ALHADEFF-JONES, Michel. Desenvolvendo a Inteligência Rítmica: Para uma Compreensão Crítica das Temporalidades Educativas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.10-34. Epub July 24, 2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.26894.
Este artigo discute uma concepção ritmológica da educação. Teoriza a noção de inteligência rítmica como um meio para melhorar a nossa compreensão das temporalidades educativas e das formas como elas são vivenciadas. Por conseguinte, esta contribuição tem como objetivo: (1) lançar as bases de uma perspetiva ritmológica na investigação educacional, formulando os principais pressupostos que a definem; (2) ilustrar a relevância de uma abordagem ritmológica e explorar a forma como ela pode ser concebida, considerando a linguagem mobilizada, as categorizações feitas e as formas de raciocínio através das quais as relações entre temporalidades heterogéneas são tornadas inteligíveis; (3) introduzir e definir a noção de inteligência rítmica, para qualificar a capacidade necessária para lidar com a ritmicidade dos processos educativos; e (4) explorar seis vias (aprender a discriminar, interpretar, examinar, argumentar, julgar e desafiar fenómenos rítmicos) para prever o desenvolvimento da inteligência rítmica.
Keywords : educação; temporalidade; ritmo; ritmanálise; inteligência rítmica.