SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Tempo e Temporalidades na Aprendizagem e Educação (de Adultos)Reenquadramento da Temporalidade: Um Projeto para uma Visão Relacional da Cronoferência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ALHADEFF-JONES, Michel. Desenvolvendo a Inteligência Rítmica: Para uma Compreensão Crítica das Temporalidades Educativas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.10-34.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26894.

Este artigo discute uma concepção ritmológica da educação. Teoriza a noção de inteligência rítmica como um meio para melhorar a nossa compreensão das temporalidades educativas e das formas como elas são vivenciadas. Por conseguinte, esta contribuição tem como objetivo: (1) lançar as bases de uma perspetiva ritmológica na investigação educacional, formulando os principais pressupostos que a definem; (2) ilustrar a relevância de uma abordagem ritmológica e explorar a forma como ela pode ser concebida, considerando a linguagem mobilizada, as categorizações feitas e as formas de raciocínio através das quais as relações entre temporalidades heterogéneas são tornadas inteligíveis; (3) introduzir e definir a noção de inteligência rítmica, para qualificar a capacidade necessária para lidar com a ritmicidade dos processos educativos; e (4) explorar seis vias (aprender a discriminar, interpretar, examinar, argumentar, julgar e desafiar fenómenos rítmicos) para prever o desenvolvimento da inteligência rítmica.

Palavras-chave : educação; temporalidade; ritmo; ritmanálise; inteligência rítmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )