SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Desenvolvendo a Inteligência Rítmica: Para uma Compreensão Crítica das Temporalidades EducativasO Conceito de Agendas Temporais em Educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

SCHAFFTER, Ortfried  e  ESCHENBACH, Malte Ebner von. Reenquadramento da Temporalidade: Um Projeto para uma Visão Relacional da Cronoferência. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.35-61.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27368.

Este artigo baseia-se no conceito metodológico de “recorrência” enquanto geração de conhecimento através da “análise do que passou”, biográfica e histórica, segundo Gaston Bachelard no contexto da epistemologia histórica. Com base neste caso paradigmático, efetua-se uma reconstrução relacional-teórica da temporalidade com referência à filosofia da história de Walter Benjamin e Achim Landwehr, na qual as três ordens temporais passado, presente e futuro deixam de ser vistas como dimensões separadas. A estrutura relacional temporal adquire significado epistemológico, entre outras coisas, através do fenómeno da “ausência”, isto é, através da efetividade temporal de uma real “ausência presente do passado” em redes relacionais temporais biográfica ou historicamente reconstruídas. A relevância da teoria educacional pode ser esclarecida historicamente, trans-geracionalmente, disciplinar-historicamente e socio-historicamente, como sublinhamos neste artigo.

Palavras-chave : recorrência; temporalidade; cronoferência; constelação relacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )