SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Reenquadramento da Temporalidade: Um Projeto para uma Visão Relacional da CronoferênciaMedindo Temporalidades Educacionais: Uma Abordagem Praxiológica da Investigação Sobre o Tempo no Campo da Educação de Adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

SCHILLER, Jan. O Conceito de Agendas Temporais em Educação. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.62-82.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26882.

O tempo e a educação formam uma relação complexa que se estende muito para além do facto de que a educação precisa de tempo. O discurso alemão na investigação sobre educação de adultos e formação contínua raramente se centra sistematicamente em aspetos relacionados com o tempo. Para descobrir conceitos subjacentes ao tempo na educação de adultos nas políticas e nas práticas através da análise de temporalidades, este artigo apresenta o conceito de agendas temporais, enquanto termo analítico. A partir de uma receção teórica de temporalidades na sociedade pós-moderna, conceptualizam-se agendas temporais coletivas e individuais. Define-se uma abordagem metodológica da investigação sobre agendas temporais, baseada numa pesquisa recente, realçando a importância das ordens temporais sectoriais. Por fim, oferece-se uma perspetiva resumida sobre possíveis investigações futuras sobre agendas temporais em desenvolvimentos educativos importantes.

Palavras-chave : pós-modernidade; agenda temporal; preempção; educação de adultos; formação contínua.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )