SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O Conceito de Agendas Temporais em EducaçãoDe que Falamos Quando Falamos de Tempo Pós-Pandemia na Educação Escolar? Reflexões sobre a Plasticidade Temporal da Educação Escolar Pós-Pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

SCHWARZ, Jörg. Medindo Temporalidades Educacionais: Uma Abordagem Praxiológica da Investigação Sobre o Tempo no Campo da Educação de Adultos. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.83-106.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26983.

O tempo não é meramente uma condição fundamental para a prática social; ao invés, temporalidades específicas emergem dentro e através da prática social e isto, claro, também se aplica à prática social na educação e aprendizagem de adultos. Este artigo coloca a questão metodológica de como estas temporalidades educacionais se podem analisar empiricamente, particularmente em cursos de educação de adultos. Para este efeito, começa-se por discutir uma perspetiva praxiológica, especialmente a análise de campos sociais, enquanto base conceptual e analítica para investigar o tempo na educação de adultos. Refere-se de seguida ao discurso sobre tempografia organizacional, oferece-se uma heurística de assuntos relacionados com tempo, a serem investigados. Por fim, argumenta-se que um conjunto de métodos etnográficos de investigação é particularmente promissor para tal tarefa. No entrelaçamento das três perspetivas, será apresentado um enquadramento metodológico para investigar temporalidades na educação de adultos.

Palavras-chave : tempo; temporalidade; metodologia; etnografia; teoria da prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )