SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Medindo Temporalidades Educacionais: Uma Abordagem Praxiológica da Investigação Sobre o Tempo no Campo da Educação de AdultosTemporalização(ões) Biográfica(s) na Educação de Adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ALIREZABEIGI, Samira. De que Falamos Quando Falamos de Tempo Pós-Pandemia na Educação Escolar? Reflexões sobre a Plasticidade Temporal da Educação Escolar Pós-Pandemia. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.107-127.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27403.

Este artigo reflete sobre a condição escolar no período pós-pandemia e especula sobre as características temporais da educação, com base num estudo escolar empírico. Considerando a pandemia como um acidente, na visão de Malabou (2012), e adotando a perspetiva cronológica enquanto dispositivo metodológico para identificar as características das escolas no período pós-pandemia, este artigo baseia-se num estudo etnográfico de uma escola que adota a política BYOD (“bring your own device” - traz o teu próprio dispositivo). O artigo identifica três ruturas diferentes na condição escolar pós-pandémica, nomeadamente na rutura que decorre do uso de padrões algorítmicos (Miyazaki, 2012), na infraescolização e na tarefização das práticas de sala de aula (Alirezabeigi, 2021). Mostrando como as práticas de sala de aula se organizam em torno de dispositivos, estudantes e professores, este artigo discute as reconfigurações espaciotemporais das escolas e a centralidade das tarefas para a educação pós-pandémica. Com base nestas ruturas e no conceito de plasticidade, conclui-se que a condição no período pós-pandemia pode ser descrita como uma estabilidade plástica após o tempo da pandemia.

Palavras-chave : algoritmos; escola pós-pandemia; tarefização; acidente; plasticidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )