Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
MAKSIMOVIć, Maja. Perceções sobre a liminaridade: Navegando o Espaço da Transição e da Aprendizagem. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.147-166. Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.26969.
Este estudo analisa o conceito de liminaridade, uma fase transicional marcada pela ambiguidade e desorientação, no contexto da educação de adultos. A investigação utilizou o método de correspondência, baseado em trocas que ocorreram durante três meses com um participante que visaram refletir sobre a sua experiência pessoal da fase liminar. Através da partilha de histórias e da análise de ligações com a aprendizagem transformadora, esta investigação realça a importância do encontro e do diálogo na navegação na liminaridade e na emergência de novas perspetivas. Os resultados deste estudo oferecem uma visão aprofundada sobre a utilidade da abordagem dialógica de Martin Buber para compreender e suportar a fase liminar.
Palavras-chave : liminaridade; correspondência; aprendizagem transformadora; desorientação.