SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Insights from liminality: Navigating the Space of Transition and LearningChallenges in teaching Technical Communication in Portuguese as Mother Tongue: From the Classroom to the World of Engineering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

DIAZ LOPEZ, Adoración; MAQUILON SANCHEZ, Javier Jerónimo  and  MIRETE RUIZ, Ana Belén. Habilidades Sociais no Contexto Presencial e Online: Interferência do Uso Problemático da Consola de Videojogos. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.167-179.  Epub July 24, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28433.

O desenvolvimento de habilidades sociais é crucial na adolescência, e as tecnologias podem influenciá-lo. Objetivos: a) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual, b) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual de acordo com o sexo, c) Relacionar as frequência de utilização da consola de videojogos e assertividade face a face e na interação virtual, d) Relacionar a frequência de utilização da consola de videojogos e a empatia na interação face a face e no contexto online. A amostra foi composta por 1.101 participantes. Para os adolescentes, a realidade online é uma continuação da realidade presencial e vice-versa e respondem de forma muito semelhante em ambos os contextos. As raparigas mostram maior empatia e assertividade. A alta frequência de videojogos está relacionada com as baixas habilidades sociais. As implicações educacionais são discutidas.

Keywords : habilidades sociais; uso problemático das TIC; adolescência; videojogos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )