SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Perceções sobre a liminaridade: Navegando o Espaço da Transição e da AprendizagemDesafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna: Da Sala de Aula ao Mundo da Engenharia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

DIAZ LOPEZ, Adoración; MAQUILON SANCHEZ, Javier Jerónimo  e  MIRETE RUIZ, Ana Belén. Habilidades Sociais no Contexto Presencial e Online: Interferência do Uso Problemático da Consola de Videojogos. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.167-179.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28433.

O desenvolvimento de habilidades sociais é crucial na adolescência, e as tecnologias podem influenciá-lo. Objetivos: a) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual, b) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual de acordo com o sexo, c) Relacionar as frequência de utilização da consola de videojogos e assertividade face a face e na interação virtual, d) Relacionar a frequência de utilização da consola de videojogos e a empatia na interação face a face e no contexto online. A amostra foi composta por 1.101 participantes. Para os adolescentes, a realidade online é uma continuação da realidade presencial e vice-versa e respondem de forma muito semelhante em ambos os contextos. As raparigas mostram maior empatia e assertividade. A alta frequência de videojogos está relacionada com as baixas habilidades sociais. As implicações educacionais são discutidas.

Palavras-chave : habilidades sociais; uso problemático das TIC; adolescência; videojogos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )