SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Thinking Education in Times of TransitionEducation and Training Integrated Programs in the School and Social Inclusion of Young People: The Action of Local Intervention Technicians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MARTINS, Maria José D.; OLIVEIRA, Teresa  and  MARCHAO, Amélia. A Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.10-32.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28110.

A investigação revela uma estreita relação entre a condição de vulnerabilidade das crianças e jovens e uma maior probabilidade de ocorrência de situações de insucesso escolar, de estigma e/ou de exclusão social e escolar. Entende-se por vulnerabilidade o facto de as crianças estarem ou terem estado envolvidas em ocorrências de violência na família ou na escola, quer como vítimas de maus tratos perpetrados pela família, quer no papel de vítimas e/ou de agressores em situações de violência entre pares. Assim, esta contribuição visa debater o tema da inclusão social e escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade , apresentando, numa primeira parte, dados de vários relatórios, nacionais e internacionais, e de investigação que associam a vulnerabilidade das crianças à exclusão escolar; na segunda parte, debatem-se os aspetos da organização escolar e das práticas pedagógicas dos professores que poderão ser facilitadoras da sua inclusão e promotoras da resiliência necessária à superação das adversidades.

Keywords : inclusão; exclusão; vulnerabilidade; educação das crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )