SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Pensar la Educación en Tiempos de TransiciónProgramas Integrados de Educación y Formación en la Escuela y la Inclusión de los Jóvenes: La Acción de los Técnicos de Intervención Local índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MARTINS, Maria José D.; OLIVEIRA, Teresa  y  MARCHAO, Amélia. A Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.10-32.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28110.

A investigação revela uma estreita relação entre a condição de vulnerabilidade das crianças e jovens e uma maior probabilidade de ocorrência de situações de insucesso escolar, de estigma e/ou de exclusão social e escolar. Entende-se por vulnerabilidade o facto de as crianças estarem ou terem estado envolvidas em ocorrências de violência na família ou na escola, quer como vítimas de maus tratos perpetrados pela família, quer no papel de vítimas e/ou de agressores em situações de violência entre pares. Assim, esta contribuição visa debater o tema da inclusão social e escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade , apresentando, numa primeira parte, dados de vários relatórios, nacionais e internacionais, e de investigação que associam a vulnerabilidade das crianças à exclusão escolar; na segunda parte, debatem-se os aspetos da organização escolar e das práticas pedagógicas dos professores que poderão ser facilitadoras da sua inclusão e promotoras da resiliência necessária à superação das adversidades.

Palabras clave : inclusão; exclusão; vulnerabilidade; educação das crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )