SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Pensar a Educação em Tempos de TransiçãoProgramas Integrados de Educação e Formação na Inclusão Escolar e Social de Jovens: A Ação de Técnicos de Intervenção Local índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MARTINS, Maria José D.; OLIVEIRA, Teresa  e  MARCHAO, Amélia. A Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.10-32.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28110.

A investigação revela uma estreita relação entre a condição de vulnerabilidade das crianças e jovens e uma maior probabilidade de ocorrência de situações de insucesso escolar, de estigma e/ou de exclusão social e escolar. Entende-se por vulnerabilidade o facto de as crianças estarem ou terem estado envolvidas em ocorrências de violência na família ou na escola, quer como vítimas de maus tratos perpetrados pela família, quer no papel de vítimas e/ou de agressores em situações de violência entre pares. Assim, esta contribuição visa debater o tema da inclusão social e escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade , apresentando, numa primeira parte, dados de vários relatórios, nacionais e internacionais, e de investigação que associam a vulnerabilidade das crianças à exclusão escolar; na segunda parte, debatem-se os aspetos da organização escolar e das práticas pedagógicas dos professores que poderão ser facilitadoras da sua inclusão e promotoras da resiliência necessária à superação das adversidades.

Palavras-chave : inclusão; exclusão; vulnerabilidade; educação das crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )