SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The Inclusion of Children and Youth in Vulnerable SituationThe Role of Social Support in the Transition and Inclusion of ERASMUS Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

ALMEIDA, Maria Sidalina. Programas Integrados de Educação e Formação na Inclusão Escolar e Social de Jovens: A Ação de Técnicos de Intervenção Local. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.33-59.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29980.

Elegemos o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma medida socioeducativa de último recurso de inclusão escolar, com vista a conhecer se o acompanhamento de proximidade do técnico de intervenção local (TIL) facilita a ligação entre escola, família e parceiros sociais, criando condições de inclusão social dos jovens “em fim de linha na escola”. Pretendemos conhecer a importância dessa intervenção social, assente na perspetiva ecológica, no combate à exclusão escolar e social. A abordagem qualitativa através de entrevistas a TIL de turmas PIEF, num agrupamento de escolas da região Norte, permitiu-nos conhecer as perceções das suas práticas profissionais na construção de uma escola mais equitativa e inclusiva. Os resultados indicam pistas no âmbito do combate ao insucesso e abandono escolares e revelam perceções dos TIL sobre o programa, indicando a implementação de novas metodologias promotoras da inclusão escolar e social, garantindo percursos escolares mais longos e de qualidade.

Keywords : programa integrado de educação e formação; inclusão escolar e social; risco/perigo socioeducativo; técnico de intervenção local; perceções das práticas profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )