SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Education and Training Integrated Programs in the School and Social Inclusion of Young People: The Action of Local Intervention TechniciansPlaces of Encounter in Dance, Education and Creation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

CASTANHEIRA, Carlos Augusto; JARDIM, Jacinto  and  OLIVEIRA, Carlos Miguel. O Suporte Social na Transição e Inclusão dos Estudantes em ERASMUS. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.60-79.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28373.

A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.

Keywords : erasmus; suporte social; inclusão; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )