SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The Austrian ECOLOG Schools Network: Results of a Quantitative Evaluation“Who are we writing for?”: On Research Publishing in Comparative Studies based on International Large-Scale Assessments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

NEVES, Ana Teresa Ferreira Das; BOAVENTURA, Diana  and  GALVAO, Cecília. Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.108-138.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28569.

A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.

Keywords : ciência cidadã; educação em ciência; alterações climáticas; ensino básico; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )