SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A Rede Austríaca de Escolas-ECOLOG: Resultados de uma Avaliação Quantitativa“Para Quem Estamos a Escrever?”: Sobre a Publicação de Investigação em Estudos Comparativos Baseados em Avaliações Internacionais em Grande Escala índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

NEVES, Ana Teresa Ferreira Das; BOAVENTURA, Diana  e  GALVAO, Cecília. Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.108-138.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28569.

A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.

Palavras-chave : ciência cidadã; educação em ciência; alterações climáticas; ensino básico; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )