SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Perceptions of Elementary School In-Service Teachers about the Contribution of Citizen Science to Climate Change EducationPCK of Physics Teachers about the use of Multiple Representations in a Lesson Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

LINDBLAD, Sverker  and  PETTERSSON, Daniel. “Para Quem Estamos a Escrever?”: Sobre a Publicação de Investigação em Estudos Comparativos Baseados em Avaliações Internacionais em Grande Escala. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.139-163.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28905.

Este estudo tem por base um interesse na interação entre ciência e sociedade e como isto estrutura a ciência e a sociedade em conjunto. De modo a captar tais interações, analisamos afirmações em publicações científicas. A finalidade deste estudo consiste em analisar o relevancing em publicações científicas através da análise dos destinatários a quem os contributos da investigação são endereçados e porque estes são considerados relevantes. O nosso caso é a área de investigação chamada ILSA - Avaliações Internacionais em Grande Escala, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da OCDE, concebido para analisar as relações entre modelos educativos e desempenhos dos estudantes. Identificámos um grande grupo de publicações de investigações através dos motores de busca Web of Science e Scopus. Selecionámos publicações revistas por pares e baseadas em comparações empíricas entre pelo menos dois países. Uma grande maioria analisava apenas o aproveitamento dos alunos, havendo poucos a investigar os impactos de variações educativas. As afirmações de relevância eram endereçadas acima de tudo aos decisores políticos. Estes resultados indicam uma estruturação social forte de grande parte da investigação ILSA.

Keywords : comparações internacionais; interação ciência-sociedade; comunicação da investigação; avaliações em grande escala; investigação em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )