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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

LINDBLAD, Sverker  e  PETTERSSON, Daniel. “Para Quem Estamos a Escrever?”: Sobre a Publicação de Investigação em Estudos Comparativos Baseados em Avaliações Internacionais em Grande Escala. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.139-163.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28905.

Este estudo tem por base um interesse na interação entre ciência e sociedade e como isto estrutura a ciência e a sociedade em conjunto. De modo a captar tais interações, analisamos afirmações em publicações científicas. A finalidade deste estudo consiste em analisar o relevancing em publicações científicas através da análise dos destinatários a quem os contributos da investigação são endereçados e porque estes são considerados relevantes. O nosso caso é a área de investigação chamada ILSA - Avaliações Internacionais em Grande Escala, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da OCDE, concebido para analisar as relações entre modelos educativos e desempenhos dos estudantes. Identificámos um grande grupo de publicações de investigações através dos motores de busca Web of Science e Scopus. Selecionámos publicações revistas por pares e baseadas em comparações empíricas entre pelo menos dois países. Uma grande maioria analisava apenas o aproveitamento dos alunos, havendo poucos a investigar os impactos de variações educativas. As afirmações de relevância eram endereçadas acima de tudo aos decisores políticos. Estes resultados indicam uma estruturação social forte de grande parte da investigação ILSA.

Palavras-chave : comparações internacionais; interação ciência-sociedade; comunicação da investigação; avaliações em grande escala; investigação em educação.

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