SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2“Who are we writing for?”: On Research Publishing in Comparative Studies based on International Large-Scale AssessmentsSelf-Narratives and Subjectivation of Science Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

TOMKELSKI, Mauri Luís  and  BAPTISTA, Mónica. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.164-186.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28904.

Este trabalho pretende dar a conhecer o conhecimento pedagógico de conteúdo desenvolvido por professores de Física sobre o uso das múltiplas representações (MRs) no ensino da Lei de Ohm, quando envolvidos num estudo de aula. Participaram neste estudo quatro professoras de Física do Ensino Médio que lecionam em escolas públicas no Brasil. O estudo de aula envolveu 18 sessões de 2,5 horas cada. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos através das gravações em áudio/vídeo; entrevistas; e demais materiais escritos produzidos no estudo de aula. A análise de dados evidenciou que a ênfase nas MRs favorece o ensino do tópico na obtenção de informações complementares, na realização de interpretações restritas e na construção das compreensões aprofundadas. Considerando as complexidades das MRs, os professores examinaram as informações acessíveis aos alunos e como podem usá-las, encorajando-os a buscar uma maneira eficaz de integrar as MRs para auxiliar no processo de aprendizagem.

Keywords : conhecimento pedagógico do conteúdo; múltiplas representações; estudo de aula; lei de ohm; ensino de física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )