SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2“Para Quem Estamos a Escrever?”: Sobre a Publicação de Investigação em Estudos Comparativos Baseados em Avaliações Internacionais em Grande EscalaNarrativas de Si e Subjetivação de Professores de ciências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

TOMKELSKI, Mauri Luís  e  BAPTISTA, Mónica. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.164-186.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28904.

Este trabalho pretende dar a conhecer o conhecimento pedagógico de conteúdo desenvolvido por professores de Física sobre o uso das múltiplas representações (MRs) no ensino da Lei de Ohm, quando envolvidos num estudo de aula. Participaram neste estudo quatro professoras de Física do Ensino Médio que lecionam em escolas públicas no Brasil. O estudo de aula envolveu 18 sessões de 2,5 horas cada. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos através das gravações em áudio/vídeo; entrevistas; e demais materiais escritos produzidos no estudo de aula. A análise de dados evidenciou que a ênfase nas MRs favorece o ensino do tópico na obtenção de informações complementares, na realização de interpretações restritas e na construção das compreensões aprofundadas. Considerando as complexidades das MRs, os professores examinaram as informações acessíveis aos alunos e como podem usá-las, encorajando-os a buscar uma maneira eficaz de integrar as MRs para auxiliar no processo de aprendizagem.

Palavras-chave : conhecimento pedagógico do conteúdo; múltiplas representações; estudo de aula; lei de ohm; ensino de física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )