SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Self-Narratives and Subjectivation of Science TeachersChronicle of a Research Project: The Personal Testimonies of its Researchers in a Counter-Memory Tone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

FIRMINO, Cristiana Furtado et al. A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.208-222.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28507.

A profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico.

Keywords : educação em enfermagem; sistema musculosquelético; estudantes de enfermagem; fatores de risco; competência profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )