SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Nursing Students’ Learning in the Prevention of Musculoskeletal Symptomatology According to the Three Domains of Competence: A Qualitative StudyDuolingo and IMVU in Spanish Language Teaching and Learning: Ludopedagogical and Interactive Practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

DUARTE, Alice. Crónica de um Projeto de Investigação: Os Testemunhos Pessoais dos Seus investigadores em Tom de Contra-Memória. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.223-241.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27340.

Integro a equipa de investigadores de um Projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assente na investigação-ação e muito orientado para a promoção do desenvolvimento local, nomeadamente da região de Murça, zona nordeste interior de Portugal. A autorreflexão desejável dos seus investigadores foi auxiliada desde o início pela realização de um registo de testemunhos pessoais sobre a implementação da investigação, através da escrita continuada de um ‘caderno’, denominado Crónica, que rodou pelos investigadores e bolseiros do Projeto. É esse material escrito que o artigo se propõe analisar, socorrendo-se em termos teóricos das noções de contra-memória e dos princípios da ego-investigação. Abordo a Crónica como corporização do próprio processo de implementação do Projeto, cuja análise proporciona alguma horizontalização das suas memórias, já que estas não se restringem à voz institucional dos relatórios oficiais, e uma compreensão abrangente de como as narrativas pessoais podem produzir teoria.

Keywords : equipa de investigação; contra-memória; ego-investigação; testemunhos pessoais; processo de Investigação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )