SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Chronicle of a Research Project: The Personal Testimonies of its Researchers in a Counter-Memory TonePathways of Social Inclusion and Exclusion in Vocational Education: A Mapping of Conceptual Approaches through an Integrative Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

OLIVEIRA, Ivan Lucas de  and  SANTOS, Deivid Alex dos. O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.242-263.  Epub July 25, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27986.

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de língua espanhola no Ensino Médio.

Keywords : jogos on-line; ensino de espanhol; duolingo; IMVU; práticas ludopedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )